20 de novembro de 2013

3ª Corrida das Águas - MT e 1ª Corrida de República - Bebedouro SP

Fala galera,  o ano está quase acabando e fiz minhas últimas participações em provas, infelizmente não estava inteiro em nenhuma delas, pelo excesso de provas. Segue o relato de duas provas ...


3ª Corrida das Águas - Chapada dos Guimarães - MT, 10.11.2013, inicialmente a cidade já é uma atração turística, assim todo evento já sai na frente dos demais.

Como tinha feito a meia, na semana anterior, fiz minha inscrição nos 5k (no regulamento estava 5.3k). Aproveitei que minha irmã mora em Cuiabá, fomos no domingo cedo para Chapada.

A prova teve a largada às 8h, geralmente é fresco por lá, mas no dia estava uns 31º, nada animador. Mas como queria testar, saí forte, sem medo de quebrar ...

1ºkm passo a 3:39, realmente forte para min, mantive a velocidade numa pequena descida, 2ºkm 3:43 !!! eita ritmo bom !!! no terceiro km havia uma pequena subida, ainda, assim fiz 3:50 e alguma coisa.

Essa foto foi de 2012 em Varzea Grande quando ele me passou também
O erro da prova foi largar o pelotão feminino uns 5min antes, aí nós tivemos que passar pela moças menos apressadas. Não atrapalhou tanto, mas sempre é ruim ter que negociar ultrapassagens, alguns pequenos esbarrões ocorreram quando as meninas corriam em grupo.

Lá pelo km 2,5 não é que o papai noel corredor me passa a outra prova que ele me passou, o moleque é atrevido, com roupa nada esportiva !!! aquilo deve ser mto abafado !!!  passou e foi abrindo aos poucos !!! caraca, é a segunda vez que esse papai noel me passa em provas no MT !!! mas o ritmo dele não estava assim tão superior, fui tentando acompanhá-lo.

Mas vamos lá, minha desculpa do dia (kkk) foi que eu estava recuperando de uma gripe !!! Sério !!! e já comecei a sentir, quando olho no relógio os 3.7k eu abri o bico, ainda mais na subida do quarto km, meu ritmo subiu e fechei o 4ºkm em 4:17 !! alto para 5k.

Nessa altura, separamos do grupo que iria para os 10k.  Ficou um moleque a minha frente e na frente dele o papai noel !!!  (calma lá !! não liderávamos !!! eram os que eu via).

Forcei para chegar neles e também para fechar a prova, não consegui, mas pelo menos ninguém me passou mais !!!

Fechei a prova com 19:30 com o GPS marcando 4.98k (fiquei na dúvida se realmente teve 5k, como marcou 20m a menos só, considerarei).

Fiquei em décimo no geral !!! o papai noel ficou em oitavo com 18:51

Essa prova tem premiação boa em dinheiro para os 10k, dessa forma, muita gente de outros Estados estava por lá.

Ano que vem quero voltar,  foram muitos pontos positivos,

hidratação perfeita, bom percurso, ruas devidamente fechadas, o pós prova com muita fruta, isotônico e água em abundância. O kit estava bem legal, a camiseta é daquelas que usarei posteriormente !!! boa estrutura. Apenas indicaria a largada mais cedo e premiação nas faixas etárias nos 10k até o terceiro pelo menos e nos 5k premiação para mais gente.

Por fim, bom rever o amigo corredor Dalton de Cuiabá.

Conclusão: prova boa mesmo, vale a volta !!!   sites www.lebrinha.com.br e www.temporecorde.com.br






1º Corrida da República - 10k - Bebedouro - SP - 15.11.2013

Essa prova vi no regulamento que seria realmente uma prova feita para a nata dos corredores, que seria disputadíssima !!!  foram 75.000,00 em prêmios e premiação em dinheiro até o sétimo colocado na faixa etária de 5 em 5 anos !!!  ainda alguém teria dúvida do nível da prova.

Iniciamente o ponto negativo ficou pelo preço 63,00 para quem fez antecipado e 90,00 perto da prova, percebemos ser bem cara quando no kit não veio nem camiseta, era só o número de peito e o chip.

O preço alto também afugentou mta gente, pois a prova ficou pequena uns 700 corredores !!!

Vamos lá, bebedouro fica uns 750km de nossa Campo Grande, fomos em grande número da equipe para correr essa prova e também para fazer uma viagem ao interior de SP, com direito a irmos no sábado no parque aquático Thermas dos Laranjais em Olímpia.

Vamos para a prova:

Nossos representantes Laura Ortega, Inez, Andrezão, Ivana, eu, Saca e Bandera
Chegando lá, comentamos que nunca tínhamos visto tanta gente com pinta de elite numa prova !!!

Nem mesmo provas grandes como Tribuna Santos, Meia do Rio, Meia Asics Brasília, 10k Corrida de Reis MT nem outra qualquer.  A galera foi seca para pegar a grana !!!

A prova foi no feriado, às 17h,  infelizmente o sol se apresentou o dia todo, estava 32º (alguns sites disseram que a temperatura no sol chegou a 38º)   quente mesmo de esquentar na sombra, imagina debaixo do sol.

Hora da largada foi mto massa, uns 400 no masculino, todos afoitos para largar próximo ao pelotão de Elite, liderado por Giovani dos Santos !!! ( este mesmo, uns dos melhores corredores de 10k e meia do país, que inclusive venceu o Marilson Gomes no troféu Brasil de atletismo !!!).

Foi um piseiro só, quase puseram abaixo literalmente o pórtico !!!

Dada a largada, saimos no bolo eu e André. 1º km a 3:45 e segundo na mesma balada, pois eram em descida, a partir do terceiro normalizou.

Aqui surge o problema dessa prova,

no km2 tinha um posto de água com duas pessoas distribuindo, mas quando passamos a água já estava quase acabando e ainda tinha mais da metade dos corredores por vir

no km 3, mais um posto, agora com apenas um moleque com uma sacola distriuindo água, já acabando !!!

no km 4º outro posto e dessa vez já não tinha água !!! (pensem vocês não tinha água para quem vinha em ritmo mais forte do que 4:00 naquele sol e temperatura acima dos 32º) imaginem agora que a metade não deve ter pego água desde o primeiro posto de abastecimento !!!

Quando cheguei no 5k, comecei a sentir a garganta muito ruim, seca, os pés esquentaram e ainda viria uma subida de uns 2k no final de prova.

Quando vi o acumulado 5.3k e ritmo de 4:06, eu desanimei da prova imaginando que para frente não haveria água e abandonei a prova. Ainda, aguardei a Ivana para saber se faria a prova ou se já tinha desistido também.

Não deu outra, ela disse que não tinha água em nenhum posto !!! e estava com muita sede !!!  perguntei se queria continuar e fomos devagar, até caminhando em alguns trechos, pois nessa altura do campeonato a prova passou para segundo plano e sair com integridade física passou a ser o alvo.

Ainda bem que os moradores foram muito gentis e alguns ficaram com mangueiras no percurso, a partir do 5k !!!  

Resumindo, muitos passaram mal, inclusive alguns casos mais sérios que precisaram de intervenção da equipe de saúde com gás oxigênio.

A pior parte foi ainda não ter água na chegada !!! parece piada de mal gosto, mas os desorganizadores dessa prova mereciam até responder processo judicial, por naquela temperatura não dispor de água nem para 30% dos corredores. Pior que nem na chegada teve !!!  Os caras ainda não tiveram o bom senso de atrasar emmeia hora a prova para refrescar um pouco a temperatura !!!

Os organizadores um tal de Nilton, a tv bebedouro e a prefeitura municipal recebam aqui uma nota zero pela desfeita de por em risco a integridade física de muita gente !!! ou calcularam muito mal o número de staffs necessário ou simplesmente usaram o dinheiro para outra coisa, como saquinho de suco de fruta. Pois foi cobrado até 90 reais de inscrição e não ter água !!!

O André Bandera terminou a prova com 43:12, Saca com 47 alto, Inez, Laura e Andrezão por volta de 1h e eu e Ivana, caminhamos bons trechos na subida terminamos a prova em 1h07.
Voltando para a parte técnica da prova, da perfomance dos atletas, reitero que nunca vi algo parecido, nem mesmo em resultados de prova que procuro saber, a galera correu muito !!!

Alguns dados que pegamos da prova:

foram 409 concluintes no masculino, sendo que 42% fizeram sub 40min (169 corredores) !!! (se tivesse água poderia ser mais gente);

André Bandera, acostumado a ficar entre os 10% em qualquer prova, ficou em 55% !!!

O atleta Vilmar Roberto Dias, daqui, atualmente ganha as provas no nosso Estado, ficou em sexto na faixa etária 30a34anos;

25 mulheres chegaram na frente do André Bandera, sendo que geralmente a gente está meio perto da campeã das provas;

o sétimo colocado na faixa 45a49 anos fez 36:09 !!!

o sétimo colocado na faixa 30a34 fez 34:09 !!!

o sétimo colocado na faixa 35a39 fez 34:52 !!!

isso porque premiaram na geral os 10 primeiros !!!  Logicamente foi o Giovani dos Santos, ainda com sub 30min !!!

Conclusão dessa prova !!! ela é feita para quem corre muito, feita realmente para quem vai disputar para pegar dinheiro na faixa pelo menos (R$ 160,00 para o sétimo !!!), foram R$ 75.000,00

Mas para os amadores, pareceu que servimos apenas para pagar a premiação da "elite", não sendo voltada para a satisfação de toda a galera. 

Exemplo disso, a rua para quem corre um pouco menos foi parcialmente liberada, a falta de água no percurso e chegada, o kit não conter nada, apenas a medalha da chegada (mto bonita por sinal).

É prova linda de se ver, por tanta gente que corre forte, mas mal planejada para os pangarés !!! Não voltaremos e infelizmente pela organização local, não teremos boas recordações de Bebedouro - SP. Quem se interessar, os resultados estão no site runnerbrasil.com.br

Valeu galera pela viagem, muito boa !!! curtimos muito, valeu Inez e Laura por usarem nossa camisa !!!

9 comentários:

Dionisio Silvestre disse...

Olá Rodrigo,

É complicado correr enfrentando o forte calor e a falta de água no percurso. Compartilho de sua indignação quanto aos (des)organizadores que colocam em risco a integridade física dos atletas amadores. Ultra abraço,

Dionisio Silvestre
http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

Prof. André Rocha disse...

Perfeito Rodrigo, seu relato mostrou claramente como foi nosso sofrimento nessa prova.... Compactuo com vc dessas críticas. Correr em Bebedouro nunca naquelas condições nunca mais.

sacadura disse...

Perder p Papai Noel???? Isso é coisa de pangaré!!!Kkkkkk Brincadeira viu.... O seu relato demonstrou bem como foi a prova de Bebedouro,nunca vi proporcionalmente tantos corredores amadores bons...... em um total de 409 homens concluintes 42% foram sub 40 !!!!! Me senti um "" peixe for a d'agua"". Por volta do km 5 segurei o ritmo e o meu objetivo passou a,ser manter minha integridade física e concluir a prova. Mesmo assim a prova foi muito sofrida p mim...Abç

luizz disse...

Que pique Rodrigo.
Largada feminina antes só se for elite, se for todas as mulheres antes atrapalha sim os corredores.
O povo voa mesmo nessa bebedouro.
Ô losco

Dionisio Silvestre disse...

Rodrigo,

Voltei só para para complementar o meu comentário anterior.

Veja o tamanho do ironia, faltou água em Bebedouro.

Dionisio Silvestre
http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

Fala galera,

E aí, Dionisio Silvestre, alta temperatura sem água não dá, ainda mais sem estar disputando algo ... os desorganizadores se organizaram bem para ter um moleque "staff" com uma sacola para distribuir para 600 corredores que passariam de uma vez !!! mta noção. KKK, conversamos sobre isso, secou a fonte do bebedouro !!!

E aí Andrezão, foi cruel e mto chato, ainda bem que nossa viagem foi boa.

Saca, o papai noel está voando, mas chegarei nele em breve !!! a parte dos atletas elite foi massa, tbm me senti um peixe fora d´água.


Luiz Souza, Valeu, mtas provas mesmo desde de 22.9 foram umas dez, o desempenho cai por falta de treino e o cansaço. É, na verdade a largada tem que ser uma p elite feminina e depois sair com os homens, pois mtas correm igual a gente (claro que o empurra empurra não será legal para elas). A solução está numa largada em ordem conforme a velocidade dos atletas (mas estes tbm devem ser educados (o que falta na sociedade e refletirá nos corredores)).


Valeu, abraços e bons treinos galera

Rodrigo Augusto

Estivison disse...

Sinistro !!! muito amadorismo ou má fé na organização da prova. Vamos entrevistar o papai noel para o blog da equipe ? ele deve ter desidratado muito, kkkk

André Bandera disse...

Ae Rodrigo, correu muito em Cuiabá 5k forte e bem próximo do recorde. Sem contar que tinha acabado de correr uma meia maratona. Parabéns pelo desempenho e tempo de gente grande. Bora lá pegar esse papai noel, no próximo ano se tiver a prova quero ir correr lá com você.

Bebedouro foi uma lástima, de ponto positivo corredores de alto nível. Horário da largada as 17hs prejudicou bastante, mas nada se compara ao abastecimento precário de água. O que adianta premiação gigantesca e falta de água no percurso todo.

Parabéns pelo relato das provas.

Agora é descanso e volta aos treinos fortes em breve.

Abraço e bons treinos.

RODRIGO AUGUSTO disse...

Fala galera,

Estivison, realmente alguns erros graves, e o papai Noel do MT deve ter se adaptado, pois conseguir correr por lá com essa roupa.

André Bandera, foi legal a prova de 5k, foi por pco o RP, mas sei que não estava inteiro p tal objetivo.

Resumiu bem a prova de Bebedouro.

Abraços