29 de outubro de 2011

30.10 CORRIDA DA SAÚDE - CASSEMS - 5KM - CG

         Olá galera, amanhã haverá uma boa prova de 5km aqui em Campo Grande, promovido pela CASSEMS. O percurso é bacana, pois tem subida, mas há o retorno em descida, vou para melhorar minha marca nos 5km que atualmente é de 21min19seg obtida em treino e com percurso talvez pior do que o da prova.

          Sacadura e André estão na dúvida se vão forte, pois teremos uma prova importante muito em breve. Ivana perdeu a inscrição e Edenil não consegui ainda  falar com ele, mas parece que ele não gosta de prova curta.

21 de outubro de 2011

Voce se alimenta bem ???

bela reportagem "Sai para lá Bandido" do dia 19.10.2011 do site www.o2porminuto.com.br ( excelente site sobre corrida ). Que diz: "Conheça alguns alimentos que parecem (e alguns até são!) saudáveis, mas cuja principal função é sabotar sua dieta

Por Gabriela Capo
Passa o dia à base de barrinhas? Não perdoa uma granola? Na véspera do treino manda um macarrão instantâneo? Cuidado... Aparentemente, eles parecem benéficos ou práticos. Na realidade, não passam de inimigos de uma alimentação balanceada. Os vilões de uma boa alimentação vão de barras de cereal a refrigerantes diet ou light, passando por saladas com molho e a tradicional comida japonesa.

Não é à toa que o principal alvo da indústria alimentícia são os “escravos da sociedade moderna”, que têm cada vez menos tempo para cozinhar de maneira adequada e apelam para a facilidade dos alimentos preparados. A industrialização dos alimentos vai além da pobreza dos nutrientes. “Há excesso na quantidade de calorias vazias, que comprometem qualquer dieta”, diz o nutricionista Luís Ricardo Alves, responsável pelo portal Nutrição Fácil.

Alimentos industrializados (geralmente ricos em sódio, açúcar, adoçante light ou ácido fosfórico), fast-food, comidas congeladas... Nada disso pode ser comparado ao bom e velho arroz e feijão. Ao tipo de comida mencionado no início do parágrafo faltam calorias necessárias para que a pessoa não sinta fome tão logo a digestão seja feita, além de diminuir a quantidade de vitaminas e minerais — essenciais ao bom funcionamento do corpo. O consumo em excesso de enlatados (inclusive chás), embutidos (salsicha, linguiça, salame, mortadela, presunto), barrinhas de cereal, biscoitos recheados, sorvetes, pão de queijo, doces e vegetais congelados aumenta o risco de diabetes, hipertensão, colesterol ou triglicérides elevados, insônia, obesidade, mau humor e até mesmo falta de disposição.

Margarina comum e gelatina industrializada devem ser cuidadosamente dosados — ou eliminados da dieta. E atenção dobrada: evite gordura vegetal hidrogenada (gordura trans), presente em alguns biscoitos de polvilho.

Bebidas
Os sucos em pó, famosos pela praticidade, são feitos basicamente de corantes e açúcar. “São altamente prejudiciais ao organismo, em especial aos dentes”, afirma Mariana Exel, nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo. Quem tem hipertensão deve tomar cuidado com o alto teor de sódio que eles apresentam. “Sucos naturais de frutas, além de mais saborosos, são mais nutritivos”, reforça.

Refrigerantes diet — sempre deficientes de algum macronutriente em relação à versão normal — são recomendados aos que têm diabetes. Já os light ou que apresentam 0% de calorias não possuem nenhum benefício. Priscila Di Ciero, nutricionista esportiva funcional, ainda alerta: refrigerantes com açúcar contêm xarope de milho, componente que aumenta a gordura abdominal e prejudica a reposição de glicogênio muscular — fundamental para a recuperação atlética.

Na salada, sempre prefira azeite em detrimento de molhos. Eles têm como grande vilão o sal, que provoca retenção hídrica e hipertensão. “A reposição de sódio é correta apenas depois da atividade física”, diz a nutricionista Cida Queiroga, especialista em nutrição em esportes. Realçadores de sabor como caldos de carne, azeitonas e bacon são campeões em quantidade de glutamato monossódico — que não deixa de ser sal. Mesmo a culinária japonesa, rica e diversificada, aposta em algumas frituras e muito sódio.

O equilíbrio nutricional deve ser buscado ao montar um prato. “O molho de soja, por exemplo, além do sal, contém tiramina, causador da enxaqueca”, alerta queiroga. Outro campeão em sódio é o macarrão instantâneo. Em apenas um pacote há mais sódio do que o valor total diário recomendado para consumo. “Além disso, possuem glutamato monossódico, que pode causar dependência e gordura em sua massa”, aponta Mariana Exel. Nada de salgadinhos industrializados tampouco. Repletos de gordura trans, sódio, açúcares, corantes e conservantes, eles não possuem valor nutricional algum e ainda “podem trazer prejuízos nutricionais, alergias alimentares e auxiliar no desenvolvimento de algumas patologias”, garante Mariana.

Barrinhas traiçoeiras
Pela praticidade, as barrinhas de cereais foram adaptadas aos hábitos da vida moderna. Muito embora saciem a fome por conta das fibras, prefira as barrinhas com frutas secas, quinua, flocos de arroz e com a menor concentração de açúcares e gorduras. “Leia sempre os rótulos antes de consumi-las”, aconselha a nutricionista Mariana Exel. “Apesar de boa opção para ingerir entre as refeições, devemos sempre preferir alimentos naturais.”

Passe longe
Enlatados
embutidos
Sucos em pó
Refrigerantes light ou diet
Chocolate branco
Salgadinhos industrializados
Sorvetes
Biscoitos recheados
Macarrão instantâneo
Molhos de salada
Chás em lata
Bebidas gaseifi cadas
Margarina
Realçadores de sabor
Açúcar refi nado
Alimentos que contenham gordura vegetal hidrogenada (gordura trans)

Apesar de saudáveis
O perigo de alguns alimentos saudáveis está na quantidade de calorias. O açaí, por exemplo, excelente fonte de vitaminas C, E e fonte de gorduras benéficas ao corpo, minerais e potássio, atrapalha a meta de emagrecimento se ingerido em grande quantidade ou se passar por processo de industrialização.

A granola, o principal acompanhante do açaí, contém fibras. Mas, muitas vezes, as empresas alimentícias misturam açúcar no cereal, tornando-o mais calórico ainda.

O chocolate amargo ou meio amargo possui tanto a gordura boa quanto a ruim. Contém substâncias antioxidantes — que retardam o envelhecimento —, faz bem ao coração e diminui a ansiedade. Já o branco não possui nenhuma dessas qualidades. “Castanhas, macadâmia, nozes, amêndoas e avelã também são benéficas. Contudo, devem ser ingeridas com moderação”, explica o nutricionista Luís Ricardo.

E, na hora do cafezinho, passe longe de adoçantes — principalmente por possuírem sódio, que retém líquidos no corpo."


É, nada mais saúdável do que uma boa comida caseira, natural, com muitas frutas e legumes.  Evite comidas enlatadas, prontas de supermercado. Assim, seu corpo terá força para treinar, caso contrário, será candidato a ganhar uma boa lesão.

15 de outubro de 2011

AUMENTAR A KM SEMANAL PARA CORRER UMA BOA MEIA-MARATONA

     Olá galera, depois de sofrer após os 15km da meia Volta das Nações, fazendo os últimos 6km com  média de 5:40, alto para minha perfomance já conquistada na meia de Foz (ritmo total em 4:38).
     Sendo que na Volta das nações até os 10km foi razoável, passei em 49:38. (ritmo de 4:57).  Está certo que o clima estava horrível e o percurso complicado, mas faltou uma rodagem maior, com mais longões acima dos 20km.

     Como na corrida tudo é demorado (anos !!!), sem pressa e mtos kms rodados. Pretendo logo passar dos meus 32 km para correr uns 45km semanais, com um longão de 18 a 23 km semanal, em ritmo lento é claro, para adquirir resistência.
     Gostaria de opiniões da galera, principalmente de leitores que correm há mais tempo e principalmente que correm rápido, tipo 1h30 para baixo. Se puderem deem dicas de seus treinos.
        Essa medalha (da foto) virou em 2011 o sonho de muitos corredores rápidos, eu que não sou bobo ( só lento !!! he he he) tbm quero uma, um dia !!!)       Se vc está por fora da história da medalha, veja  www.golden4asics.com.br     
         Valeu !!! bons treinos

10 de outubro de 2011

Como foi a meia Volta das Nações MS 2011

       Esse vídeo encontrei no youtube (eu e André passamos no seg 31, obrigado benassybross)
        Olá galera, vamos lá, tentarei passar como foi a prova !!!
        Sábado, última olhada na previsão do tempo que indicou tempo nublado e temp 25°  (condições ideais p ara CG em outubro).
        Domingo de manhã, as 5h30, vejo um dia aberto, o sol já dava as caras !! Nesse momento vi que a prova seria um desastre, principalmente pela irresponsabilidade ou desatenção, como queiram, dos organizadores.

Alguém do MS conhece o corredor Ramao Gonçalves da Silva ???

     O blog foi procurado por Larissa Maciel procurando o corredor Ramao Gonçalves da Silva, de Campo Grande, com o texto a seguir:


Ola, eu gostaria de pedir um favor aos corredores que participam das corridas em Mato Grosso do Sul. Existe um corredor com o nome de Ramao Goncalves da Silva de Campo Grande que supostamente possa ser meu pai. Eu gostaria de saber se alguem tem como me indicar uma maneira de entrar em contato com ele. Nos nunca nos conhecemos e eu venho, esporadicamente, o procurando. E entao encontrei este blog. Nao quero incomodar ninguem, somente, se possivel, conhecer o homem que geneticamente e ligado a mim. A minha mae se chama Isis em caso de alguem conhece-lo e querer comunicar a ele que a filha dele, Larissa, eu, quer conhece-lo. Obrigado.
PS: Eu tenho Orkut e Facebook. Larissa M.A.G.Boyd



Se alguém conhecer, vamos ajudá-la encontrar seu suposto pai biológico  !!! Divulguem entre seus amigos corredores ...

9 de outubro de 2011

Volta das Nações 2011 - MS - já saíram os resultados !!!!

      Vejam os resultados da meia maratona ocorrida hj em campo grande MS, sob um sol de 31º, no site www.chiptiming.com.br (seção resultados) .
      Amanhã devo postar da corrida.
      Só para adiantar  não perdi para o André e Sacadura correu sozinho em busca de uma vitória !!! (amanhã tem mais.
     Abraços

4 de outubro de 2011

A disputa 9.10.11 entre três corredores da equipe corrida de rua MS será grande ...

André, Eu, Sacadura.
       Olá galera, nesse domingo haverá a Meia Maratona Volta das nações aqui em Campo Grande MS, a nossa equipe terá os cinco atletas na pista e na meia , seremos três correndo para chegar na frente um dos outros dois, o André e o Sacadura, tentaram esconder o jogo, mas sei que vão mesmo é para ganhar.
            Eu que tenho o pior tempo dos três fico mais tranquilo (André 1h36:30, sacadura 1h37:40 e eu pangaré 1h38), pois o terceiro lugar é o normal para mim.