15 de setembro de 2011

"RIO MARATONA" A PROVA COM REQUISITO DE TEMPO PARA AMADORES RÁPIDOS

        Olá galera, sou da turma que não gosta muito da yescom, mas venho para aplaudi-la por essa prova , "Maratona Rio"  onde o atleta para correr a maratona deverá comprovar bons tempos como requisito de aceitação (1h45min na meia e sub 4h na maratona).  Eu não conheço outra prova assim, e sou totalmente a favor de alguns eventos terem requisitos, pois fará que, quem desejar,  o atleta se esforce e treine com garra para possuir tempo na prova para ter o direito de participar. E que atleta não falará com orgulho que pode participar da maratona pois já correu no tempo de qualificação. Os tempos exigidos para ingresso na elite não deve ser atingido nem por 0,5% dos atletas, mas esses índices são alcançados por uns 30% dos corredores e certamente será objetivo de mais uma boa parte para conseguir chegar no tempo exigido.  Tomara que outras provas tenham isso, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Paraná ...
      Assim como ocorre na Maratona de Boston, sonho de todo maratonista amador rápido !!! onde a coisa já é mais estabelecida e possui índices por faixa etária, tornando o feito (ser corredor rápido) mais justo ainda.
       Ainda estou longe de uma maratona, mas confesso que com essas regras já me interessei em treinar para as próximas edições !!!
       Enquanto isso, fico imaginando uma prova de 10km com índice de 45 min ou uma meia com índice de 1h40.
       Que essa boa sacada da Yescom seja recepcionada pelas outras organizadoras !!!
       Vejam parte da regra dessa competição que ocorrerá no dia 2 de outubro de 2011 no Rio de Janeiro:
"Categoria Atletas Ranqueados Geral Masculino e Feminino 
a. Faz parte desta CATEGORIA somente o ATLETA que possui um currículo de tempos mínimos válidos em uma Maratona Oficial, abaixo de 4h:00 ou para uma Meia Maratona Oficial, com tempo abaixo de 1H:45, dentro dos 4 (quatro) últimos anos (2008, 2009, 2010 ou 2011)."
       E aí, quem interessou em treinar para ganhar sua suada vaga para uma maratona assim ???  

3 comentários:

sacadura disse...

Olá,na minha opinião algumas provas deveriam exigir tempo de qualificação(com tabelas por idade do corredor como é feito na maratona de Boston)pelo menos, as mais longas como meia maratona,maratona e ultramaratona pois exigem muito do organismo do corredor.Para estas distâncias o corredor tem que ter um preparo físico razoável e deveriam possuir tempos comprovados em provas menores (10 km para poder participar da meia por exemplo).Hoje o que vemos são pessoas que concluem (sabe-se lá como....)meias maratonas em 3h 30min correndo(e quase morrendo)ou andando(na minha opinião andar porque sentiu-se mal é normal e pode acontecer com qualquer um,mas partir para correr uma meia ou maratona com a intenção desde o início de concluí-la andando a maior parte do tempo,não tem nada a ver com CORRIDA!!!!).Aí não é CORRIDA,é CAMINHADA.abç

tutta disse...

Certamente será uma prova muito forte.
Legal essa iniciativa da Yescom.


tutta-BALEIAS-Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Sacadura, tbm sou a favor de corredores terem uma marca razoável nos 10km p ir p uma meia, tipo 58min, e um tempo de 2h numa meia p imaginar de treinar para uma maratona. Se n, como disse, fará boa parte da prova caminhando mesmo. Valeu. nossa meia tá chegando, certamente ficarei p trás de vc e de André, se ele descansar a tempo de fazê-la bem. Vamos ver.
E aí Tutta, blz. essa prova tem tudo p virar uma desejada prova pelos amantes da maratona em bom tempo !!! Valeu, vc com sua 2h40 estaria no pelotão da frente !! he he he.